Sua indústria está com problemas ligados ao capital de giro? Entenda como lidar com eles!
Saiba como lidar com problemas referentes ao capital de giro em sua indústria. Leia o material que preparamos e fique por dentro!
Lidar com o capital de giro da forma adequada é essencial para que sua indústria evite problemas financeiros.
Nesse contexto, por vezes, gestores acabam se deparando com problemas ligados a ele.
Sabendo disso, no artigo de hoje, vamos procurar entender mais sobre aquilo em que, de fato, consiste esse recurso, como lidar com ele da forma adequada e o que fazer para melhorar a maneira como ele é gerido em sua indústria.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso artigo e faça uma excelente leitura!
O que é o capital de giro?
Uma empresa, no seu dia a dia, por vezes precisa realizar pagamento de fornecedores, comprar material de consumo, quitar sua folha de salários, dentre outros.
Geralmente, isso é feito com dinheiro presente em seu caixa ou contas bancárias.
O nome desses recursos utilizados para saldar esse tipo de dívida, de curto prazo, é, no meio financeiro e empresarial, capital de giro.
Sendo assim, são recursos importantes para que uma empresa possa estar em dia com os pagamentos cotidianos.
Quando você não tem capital de giro suficiente em sua indústria, acaba atrasando o pagamento de seus fornecedores e tendo de lidar com os problemas decorrentes.
Quais os principais problemas que indústrias podem ter com ele?
Um dos principais transtornos relacionados a ele consiste na falta de controles adequados para acompanhar a posição do capital de giro da empresa.
Ainda, nem todos os gestores têm o hábito de tomar decisões levando em consideração os limites financeiros da empresa, ou seja, consultando seus relatórios para saber tanto os prazos que devem ser negociados quanto os montantes e parcelas da dívida que será assumida o caixa terá capacidade de arcar.
Também, a falta de capital de giro insuficiente é algo muito comum na maioria das empresas que não têm uma gestão financeira eficiente, o que faz com que tenham de recorrer a empréstimos bancários ou utilizar o limite do cheque especial, fazendo com que a dívida cresça devido às altas taxas de juros que esse tipo de empréstimo costuma cobrar.
Como resolver – e evitar – problemas ligados a ele em sua indústria?
O primeiro passo para resolver problemas referentes ao capital de giro em sua indústria é ter um rigoroso acompanhamento de suas finanças.
É a partir dessa estratégia que você consegue conhecer a situação atual do seu negócio e elaborar alternativas alinhadas com o seu empreendimento para lidar com possíveis eventualidades.
Caso você já esteja com falta de recursos e seu caixa, uma dica é tentar antecipar valores relativos a vendas no cartão de crédito, já que as taxas costumam ser mais baixas do que empréstimos, ou mesmo buscar por linhas de créditos que tenham menores custos.
Ainda, contar com apoio de um contador especializado é uma estratégia eficiente, a qual vai ajudar você a estabelecer ações alinhadas à sua realidade.
A gente se preocupa em levar soluções que funcionem em sua fábrica!
Como a gente pôde observar em nossa conversa, o capital de giro diz respeito a recursos importantes para sua empresa, e problemas nele podem trazer dificuldades em suas operações.
Seguir as dicas que trouxemos em nossa conversa ajudará você a ter uma gestão mais eficiente, e nós podemos simplificar o controle das suas finanças, por meio de soluções eficientes, alinhadas às suas necessidades.
Clique no botão abaixo, converse conosco e conheça os benefícios de contar com a nossa ajuda!
Fonte: Quero montar uma empresa
Preciso de ajuda para ter mais controle financeiro em minha empresa!