Entenda a tributação maior sobre produtos industriais e invista no crescimento da sua indústria
HEADLINE: A discussão a respeito da tributação maior sobre produtos industriais é bastante extensa e polêmica. Leia o nosso artigo para saber mais.
Muito vem sendo discutido acerca da tributação maior sobre produtos industriais. O debate se intensificou, principalmente, com a proposta da reforma tributária.
O Brasil é, sem dúvidas, um dos países em que mais se paga impostos no mundo. Após o período de hiperinflação, houve equiparação da carga tributária a de nações desenvolvidas.
Para que isso ocorresse, o percentual de contribuição sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro saltou de 25% para 32% no ano de 1996.
O principal objetivo desse ajuste fiscal era o equilíbrio das contas públicas. Entretanto, muitos estudiosos veem esse tipo de ação como nociva para a economia do país.
Esse é o tema do nosso artigo de hoje. Falaremos sobre a principal discussão a respeito da legalidade ou não em relação à tributação maior sobre produtos industriais.
Apresentaremos, também, algumas sugestões para que você possa reduzir custos em sua indústria, ainda que tenha que lidar com essa questão.
Quer saber mais? Então, continue com a gente!
Tributação maior sobre produtos industriais: qual o percentual de impostos pagos pelo setor industrial?
Um estudo recente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) indicou que o percentual de impostos pagos pelo setor industrial é de 44%.
Em comparação com outros setores, há uma imensa discrepância. No setor de serviços, por exemplo, essa porcentagem é de 23,1%. Já na construção civil, é de 13,9%.
Tributação maior sobre produtos industriais: o que dizem os especialistas?
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a tributação maior sobre produtos industriais é um equívoco.
Considerando os hábitos da população, o impacto dos serviços sobre o consumo das famílias mais pobres é menor. O maior impacto vem do consumo de produtos industrializados.
Assim sendo, o atual modelo de recolhimento aplicado à indústria contribui para a desigualdade social. Esse tipo de disparidade não é encontrado em nenhum outro país.
Isso, também, concorre para um desestímulo ao surgimento de novos empreendimentos.
Tributação maior sobre produtos industriais: como reduzir custos com impostos na indústria?
Enquanto a discussão não é encerrada, confira algumas alternativas para reduzir custos na indústria:
- investir em planejamento tributário;
- enquadrar corretamente o modelo de negócios;
- analisar benefícios fiscais;
- buscar apoio especializado.
Oferecemos soluções assertivas e personalizadas para um planejamento tributário e financeiro de sucesso para a sua indústria
A legislação fiscal brasileira é bastante complexa. Dessa forma, diversos entendimentos podem ser depreendidos sobre o que é adequado ou não.
Em meio a intermináveis discussões, a tributação maior sobre produtos industriais é um assunto bastante polêmico. E ainda não há uma opinião consensual.
Contudo, não se pode aguardar um ponto pacífico para trabalhar pelo crescimento do setor industrial, concorda?
Portanto, comece desde agora a investir em um bom planejamento tributário. Para isso, procure quem entende do assunto!
Nossa equipe é composta por profissionais altamente capacitados e experientes, e está pronta para elaborar o melhor plano de negócios para sua indústria.
Contate-nos agora mesmo e obtenha a assessoria contábil mais personalizada do mercado!
Fonte: Quero Montar Uma Empresa
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!