MDIC – Entenda as obrigações da sua indústria!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Se você tem uma indústria que realiza trâmites comerciais no exterior, então, precisa saber sobre o MDIC e os sistemas que fazem parte desse ministério!

Para todo tipo de empreendimento que você abre no Brasil, existe um órgão do governo para exigir critérios importantes sobre o seu funcionamento, para apoiar e informar sobre suas obrigações fiscais.

Se você tem interesse em abrir ou já é dono de uma empresa no setor da indústria ou comércio exterior, o órgão que você precisa conhecer e seguir é o MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

As idas e vindas do MDIC

O MDIC foi criado na gestão do presidente Juscelino Kubitschek, em 1960. 

Posteriormente, na década de noventa, foi extinto durante a gestão do então presidente Fernando Collor de Mello para, ainda na mesma década, voltar a existir na gestão do presidente Itamar Franco.

Já em 2018, o presidente Jair Bolsonaro fundiu o ministério com os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Mas você sabe do que o MDIC se trata?

O MDIC é um órgão que formula, avalia e executa políticas públicas com a intenção de promover a competitividade, o investimento, a inovação, o comércio exterior e o bem estar do consumidor. 

Para isso, alguns sistemas foram criados para ajudar a gerir e controlar diversas áreas de atuação das mais diversas empresas.

Siscoserv

O Siscoserv, sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio, foi criado e colocado em prática em dezembro de 2011.

O Siscoserv, sob explicação do próprio MDIC, é:

“um sistema informatizado desenvolvido para o aprimoramento das ações de estímulo, formulação, acompanhamento e aferição das políticas públicas relacionadas a serviços e intangíveis, bem como para a orientação de estratégias empresariais de comércio exterior de serviços e intangíveis”.

Os artigos 25 a 27 da Lei  n° 12.546 de dezembro de 2011 estabelecem a obrigatoriedade de prestar informações relativas aos trâmites entre os residentes do Brasil e os residentes do exterior que abranjam serviços, intangíveis e outras operações que gerem alteração no patrimônio de pessoas físicas, jurídicas ou entes despersonalizados.

O MDIC, junto com o Ministério da Fazenda, criou o Siscoserv para controlar dados referentes à importação e à exportação de alguns itens, e regulamenta algumas operações como, por exemplo:

  • Contratação ou transferência de intangíveis faturados por residentes no exterior;
  • Prestação ou recebimento de serviços e faturamento de empresas domiciliadas no exterior;
  • Contratação de residentes do exterior via agenciadores, sendo que faturado domiciliados no exterior.

O MDIC é extremamente abrangente, complexo e trata, além dessas, várias outras situações e especificações referentes às indústrias e ao comércio interior.

Sendo assim, é sempre necessário um aprofundamento maior sobre cada tópico gerido pelo Ministério para que, dessa forma, tenhamos um conhecimento mais completo de todas as possibilidades e todos os sistemas utilizados para desburocratizar e facilitar o funcionamento da sua empresa ou indústria.

Enriqueça todo o seu mercado

Continue se informando sobre tudo o que influencia o seu mercado de trabalho! 

Compartilhe informações relevantes entre seus colegas de profissão e, assim, construa um ambiente profissional mais competente, competitivo e saudável para todo o país!

Fonte: Quero montar uma empresa

Os comentários estão desativados.

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by