O que é automação industrial e como isso afeta a indústria?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que é automação industrial e como isso afeta a indústria?

Descubra agora os conceitos de automação industrial e como isso pode ter impacto em sua indústria

A automação industrial é um conceito amplo; refere-se ao uso de software para monitorar, controlar e gerenciar processos industriais. Estes processos são tipicamente aqueles nos quais os equipamentos de produção executam tarefas repetitivas. 

Ao automatizar estes processos, os fabricantes aumentam a eficiência enquanto reduzem os custos operacionais. Neste artigo, vamos explorar o que é automação industrial, como ela afeta a indústria, seus diferentes tipos e muito mais.

O que é automação industrial?

Automação é o uso de máquinas e sistemas de computador para realizar trabalhos, como a fabricação de produtos ou o processamento de informações. 

A automação industrial controla e gerencia o processo de execução de fabricação e o processo de produção com sensores, controladores lógicos programáveis, sistemas de controle de supervisão e aquisição de dados, bem como com outros sistemas computadorizados.

Os sistemas de automação industrial podem controlar e monitorar equipamentos, linhas de produção e instalações de manufatura. Estes sistemas podem ser programados para responder automaticamente às condições variáveis, assim como para medir a quantidade de materiais utilizados e calcular quando eles precisam ser reabastecidos. 

Eles também podem ser usados para controlar operações e sequências de produção. A automação não se refere apenas às máquinas que substituem a mão de obra humana. Ela também se refere a máquinas que trabalham em conjunto como um sistema. Por exemplo, uma máquina que usa sensores, software e outros sistemas digitais para monitorar linhas de produção e responder a problemas é um exemplo de automação industrial.

Como a automação industrial afeta a indústria?

Ela é uma forma de os fabricantes serem mais eficientes e economizarem em custos, tirando os humanos da equação. Indústrias de grande escala (como da automobilística, da área alimentícia e da área farmacêutica) fazem uso da automação industrial para manter as linhas de produção funcionando sem problemas.

A automação industrial pode ser aplicada a qualquer campo, mas é especialmente útil naqueles que requerem tarefas repetitivas a serem realizadas em larga escala. 

As indústrias em geral experimentarão benefícios positivos com a automação industrial: redução do tempo e dos custos de produção, aumento da produtividade dos trabalhadores e maior qualidade das mercadorias serão todos alcançados. 

Diferentes tipos de automação industrial

– Veículos Guiados Automatizados: são veículos de transporte que funcionam em um caminho fixo. São utilizados em armazéns e centros de distribuição para mover materiais de um lugar para outro. 

– Leitores de código de barras: dispositivo usado para ler códigos de barras. Eles são frequentemente usados para o gerenciamento de estoque. 

– Controle de lotes: o controle de lotes é usado em indústrias onde os produtos são produzidos em lotes. O controle de lotes envolve a instalação do equipamento para produzir uma certa quantidade de produto. 

– Controle numérico computadorizado (CNC): máquinas CNC são usadas para criar uma ampla gama de produtos, incluindo peças metálicas, madeira e plástico. As máquinas CNC são programadas para criar determinadas formas e, depois, cortam o material usando uma ferramenta de corte rotativa. 

– Sistemas de controle distribuído: é uma rede que conecta sensores e outros equipamentos a um sistema de computador.

Por que investir em automação industrial?

A automação industrial é um investimento valioso para qualquer empresa. A automação industrial o ajudará a melhorar o desempenho, a aumentar a produtividade e a alcançar a excelência operacional. 

A indústria é influenciada positivamente pela automação industrial: tempo e custos de produção reduzidos, maior produtividade dos trabalhadores e maior qualidade dos bens serão alcançados. 

Como investir em automação industrial?

Existem maneiras de investir em automação industrial, mas elas diferem dependendo de sua situação. 

Se você trabalha em uma empresa que usa automação industrial, você pode investir na tecnologia ajudando a selecionar os sistemas certos e a treinar outros funcionários para usá-los corretamente. 

Se você é engenheiro, pode criar novos sistemas de automação industrial e torná-los acessíveis a mais empresas. 

Se você é um investidor, pode ajudar a financiar o desenvolvimento de novas tecnologias de automação. Você também pode investir em automação industrial comprando ações de empresas que produzem sistemas de automação.

Nós podemos ajudar você no processo de investir em automação industrial

O mundo da manufatura foi transformado devido à automação industrial. Uma ampla gama de sistemas e softwares é utilizada para monitorar e controlar os processos, o que permite produzir mercadorias de forma mais eficiente.

A automação industrial tem um impacto positivo na indústria, já que reduz o tempo e os custos de produção, aumenta a produtividade dos trabalhadores e resulta em bens de maior qualidade. 

A automação industrial é um grande investimento para empresas de todos os tamanhos.

Pensando nisso, conte com uma empresa especializada e contabilidade para indústria para ajudá-lo a investir em automação industrial!

Envie uma mensagem agora para que possamos conversar sobre a melhor maneira de ajudar você.

Fonte: Quero montar uma empresa

CLIQUE AQUI E INVISTA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, como podemos te ajudar?
Powered by