OKR: a metodologia que vai impulsionar os resultados de sua indústria
Conheça a metodologia OKR e entenda como ela pode ajudar sua indústria a melhorar seus resultados
O ambiente de negócios de hoje é volátil, rápido e competitivo. Para ter sucesso neste ambiente, é mais importante do que nunca que as empresas estabeleçam metas mensuráveis.
Nesse sentido, nos dias atuais, quase todas as empresas implementam alguma forma de metodologia de Indicadores-Chave de Desempenho de seus processos analíticos de tomada de decisão.
Uma dessas metodologias é OKR, que significa “Objetivos e Resultados-Chave” e pode ser fundamental para ajudar sua indústria a atingir suas metas e objetivos.
Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a metodologia OKR e sua importância para a sua indústria.
Confira!
Afinal, o que é a metodologia OKR?
A metodologia OKR (Objectives and Key Results) significa objetivos e resultados-chave.
O (O) da sigla representa os objetivos — que precisam ser qualitativos — enquanto o (KR) representa os resultados-chaves, que devem ser quantitativos e mensuráveis.
O OKR tem o objetivo de estabelecer metas e objetivos para o negócio, bem como estabelecer planos de ação para que essas metas sejam alcançadas.
Em outras palavras, ele serve para organizar e administrar os objetivos de qualquer empreendimento, independente do seu setor e porte, além de estabelecer as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los em um determinado período.
Como a metodologia OKR pode ajudar sua indústria?
Através da metodologia OKR, fica claro para todos os setores da empresa o que ela almeja e como cada setor deve trabalhar para atingir esses objetivos.
Desse modo, por meio das OKRs, é possível identificar que os setores e os resultados estão seguindo conforme os objetivos e os planos estabelecidos, o que contribui para tomadas de decisões mais assertivas relacionadas às estratégias, aos processos e produtos da sua indústria.
Sendo assim, a metodologia OKR é fundamental para melhorar o foco, o engajamento, o alinhamento e o resultado de sua indústria.
Agora que já sabemos como essa importante metodologia pode ajudar sua indústria, é hora de saber como aplicá-la, não é mesmo? Sendo assim, continue conosco!
Como aplicar a metodologia OKR em sua indústria?
O primeiro passo é estabelecer os objetivos junto aos líderes e registrar os resultados-chave de cada setor em uma planilha ou alguma plataforma especializada, desde que essas ferramentas possam ser acessadas por toda a sua indústria.
O próximo passo é pensar em conjuntos nas três perguntas abaixo para encontrar suas respectivas respostas:
- Onde queremos chegar?
- Como faremos para chegar lá?
- O que prova que chegamos lá?
Esses questionamentos são importantes, pois é a partir deles que surgem ideias para as ações que deverão ser tomadas.
Ao encontrar as respostas para essas perguntas, você já estabeleceu as OKRs da indústria.
Agora, basta aplicar e apresentar na prática para os seus colaboradores tudo o que foi planejado. É importante que, nessa fase, você prepare treinamentos para os seus colaboradores, explicando todos os conceitos e esclarecendo como a empresa chegou a esses objetivos e a essas ideias de ação para o negócio.
Vale ressaltar a importância de estabelecer as OKRs de forma separada com cada setor para que todos possam participar, aumentando o engajamento e garantindo que todos entendam sua importância.
Por último, basta definir feedbacks, sejam eles semanais ou mensais, para acompanhar suas equipes e ajudá-las em alguma situação controversa.
Conte com o nosso suporte especializado para aplicar a metodologia OKR em sua indústria!
A fim de que você tenha mais segurança e assertividade na aplicação da metodologia OKR, conte conosco.
Afinal, somos uma contabilidade especializada em indústrias com expertise nessa metodologia e podemos ajudar você.
Envie uma mensagem! Vamos conversar sobre suas necessidades e sobre como os nossos serviços podem ajudar você a manter uma indústria saudável, organizada, segura e lucrativa.
Aguardamos o seu contato!
Fonte: Quero montar uma empresa