Entenda de forma prática como funciona e quais são as atividades do sistema de produção que movimentam a economia brasileira.
Você já deve ter se deparado por aí com o termo indústria da transformação, correto? Se você nunca entendeu o significado, não se preocupe! Chegou a hora de aprender de uma vez por todas e entender o papel do processo industrial no Brasil.
É simples, pode ser classificado como indústria da transformação os meios de produção que transformam uma matéria-prima em outro bem. Empresas que possuem atividades de transformação física, química e biológica se enquadram nesse cenário.
A cadeia de produção é extensa. Aqui falamos sobre um processo que envolve um conjunto de ações para dar vida a um produto final ou próximo disso.
Indústria da transformação na prática
É importante saber que os componentes, substâncias e materiais usados na indústria da transformação podem ser originados de processos como a produção agrícola, pesca, mineração e extração florestal.
A partir daí podem ser utilizados materiais em sua fase final ou produtos que servem como base para a fabricação de outros.
Para entender melhor o conceito, pense no processo de transformação da celulose. Ao ir para a fábrica, a matéria-prima se torna papel. O mesmo acontece com a cana que se transforma em açúcar.
Grupos de atividades da indústria da transformação
São 33 o número de grupos de atividades que podem ser consideradas como parte da indústria da transformação segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Entre elas podemos destacar:
- Fabricação de produtos alimentícios;
- Fabricação de bebidas;
- Fabricação de produtos do fumo;
- Fabricação de produtos têxteis;
- Fabricação de artefatos de couro;
- Fabricação de produtos de madeira;
- Fabricação de produtos de borracha;
- Fabricação de celulose;
- Fabricação de móveis;
- Fabricação de artigos do vestuário e acessórios;
- Fabricação de produtos minerais não-metálicos;
- Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos;
- Fabricação de produtos diversos.
Dessa forma, é claro o processo de transformação de produtos que fazem parte do cotidiano.
O papel da indústria da transformação na economia brasileira
Grandes fábricas desempenham o papel de movimentar a economia ao contribuir com a geração de empregos. Com a automação de máquinas e a diminuição da mão de obra, é notável a queda no desempenho econômico.
A indústria da transformação foi parte expressiva do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil até meados dos anos 80. Com o processo de desindustrialização e crises econômicas que assolaram o país, houve queda na participação da indústria.
Ainda assim, segundo os último dados de 2019 da OMC (Organização Mundial do Comércio), a indústria da transformação brasileira é a 9ª maior no ranking mundial. E além disso, está na 30ª colocação entre as maiores exportadoras de manufaturados. Prova de que seu papel é fundamental na economia nacional.
A indústria da transformação continua a existir e é importante entender suas ramificações e impacto no mundo.
Agora que o assunto não é mais segredo, conte nos comentários se restou alguma dúvida, ou entre em contato conosco!
Fonte: Quero Abrir Uma Empresa